Título: Pesquisas de preferência, divulgação da atividade de cunicultura e mercado pet cunícula brasileiro

Autore(s): Luiz Carlos Machado
Resumo

Poucas são as iniciativas para melhor compreender o mercado cunícula brasileiro bem como para a divulgação da cunicultura. Trabalhos dessa natureza são fundamentais para melhor compreensão e crescimento desta estratégica atividade produtiva. Este trabalho objetiva apresentar informações sobre como as pessoas enxergam a cunicultura e quais são suas preferências, identificar onde estão os cunicultores que criam animais para estimação (cunicultores pet) no Brasil e registrar a metodologia utilizada para divulgação da cunicultura em território nacional. Considerando-se que os cunicultores pet mantém informações na internet, foi feita ampla pesquisa nesta fonte para identificação de sua localização. Para a campanha de divulgação foram feitos 60.000 folhetos onde parte foi enviado a vários voluntários para distribuição geral às pessoas, sendo esse material também distribuído digitalmente. Para a pesquisa de preferência e opinião, 1123 questionários foram utilizados em 7 diferentes estados brasileiros e no distrito federal. A região Sudeste atualmente detém a maior parte dos cunicultores pet, ganhando destaque o estado de São Paulo, que concentra mais de 1/3 dos mesmos. A produção de animais pet está presente em praticamente todos os estados brasileiros, principalmente no entorno das grandes cidades. Já em relação à pesquisa de opinião e preferência, a maior parte dos entrevistados desconhece a atividade de cunicultura, o que sugere a necessidade de maior divulgação. Dentre os que conhecem a atividade, a maioria acredita que o coelho é um animal passível de ser usado para produção de carne e pet. Quase a metade das pessoas entrevistadas acreditava que o coelho era um animal para ser utilizado como pet embora 1/5 desse público afirmou que ainda sim comeria carne de coelho. O mesmo se passou com as pessoas que afirmaram que o coelho poderia ser utilizado para produção de carne, onde 1/3 das pessoas teriam um coelho pet como animal de estimação. Mais de 90% das pessoas associou o coelho a uma possível atividade produtiva e quase 1/3 dos entrevistados já comeu carne de coelho alguma vez na vida, sendo que esse percentual é tanto mais alto quanto for a idade das pessoas.

 

Revista / Jornal: Revista Brasileira de Cunicultura, Volume 8, n. 1, 2015
Data de publicação: Quinta, 24 Setembro 2015
Disponível em: http://www.rbc.acbc.org.br/images/Pesquisa_e_divulga%C3%A7%C3%A3o_em_Cunicultura.pdf
Palavras-chave: pesquisa de opinião, mini coelho, coelho anão, consumo de carne, marketing
Publicado em: Volume 8, n. 1, 2015