v15, n. 1, 2019 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 13 de Maio de 2019 17:59

1) Editorial

Saudações a todos os colegas da cunicultura brasileira. Trabalhamos com uma espécie única dentre os animais domésticos e destaco aqui a sua elevada flexibilidade para se adaptar aos diversos modelos produtivos. Destaco também a grande versatilidade dos coelhos, os quais são utilizados para produção de carne, pele, animais pet, pesquisas de laboratório, repovoamento, terapia assistida com animais, etc. Estas ideias de flexibilidade e versatilidade são fundamentais para se melhor entender a cunicultura.  

Parabenizo os(as) colegas que fazem parte da nova diretoria da ACBC e agradeço a todos aqueles que colaboraram diretamente ou indiretamente nos últimos nove anos, entre 2010 a 2019. 

Aproveito a oportunidade para também parabenizar a colega Priscila da UFSC e toda a sua equipe, pelo brilhante trabalho que fizeram para a realização do VI Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia em Cunicultura/ II Encontro de Cunicultores de SC, evento que contou com a participação de cunicultores, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes e demais interessados na atividade. Os trabalhos técnicos desenvolvidos no evento (palestras, resumos expandidos e artigos de revisão) estão aqui publicados. 


Atenciosamente


Luiz Carlos Machado

Coordenador da Equipe Editorial

 

 

 

2) Artigo científico

 

 

Elevated plus-maze test in handled rabbits at nursing period

(Teste do labirinto em cruz elevado em coelhos estimulados tatilmente durante a fase de aleitamento materno)

(Prueba del laberinto en cruz elevado en conejos estimulados tatilmente durante la fase de lactancia materna)

 


 

 

 

3) Revisão bibliográfica

 

 

A importância dos minerais na nutrição de coelhos

The importance of minerals in rabbit nutrition

La importancia de los minerales en la nutrición de los conejos

 

 

4) Anais do VI Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia em Cunicultura/ II Encontro de Cunicultores de Santa Catarina

 

Por questão de tamanho de arquivos, foi necessária a divisão do livro de anais nas seguintes partes:

Apresentação e índice

Anais das palestras parte I

Anais das palestras parte II

Anais dos resumos expandidos

Anais dos trabalhos de revisão bibliográfica

Palavras chave em geral: perspectivas da cunicultura, raças e registro genealógico, inspeção em granjas, boas práticas de produção, distúrbios gastrointestinais, sanidade em cunicultura, alternativas viáveis, produção em pequena escala, forrageiras para coelhos, manejo de consanguinidade em coelhos, uréia plasmática, feijão extrusado, coelhas botucatu e mestiças, desempenho reprodutivo de coelhas, habilidade materna, qualidade da carne de coelhos, poupa cítrica, estimulação tátil, níveis de fibra solúvel, parâmetros bioquímicos, amendoim forrageiro, arroz negro, farelo de palma, teor de amônia no ar,  prebióticos, hamburguer de coelho, bioestimulação, protocolo de coleta de sémen em coelhos, rações para coelhos, resíduos de destilaria, DDGS, sazonalidade em coelhos, antioxidantes, bem-estar de coelhos.


 

 

Última atualização em Ter, 14 de Maio de 2019 13:40