Título: Projeto piloto: Quais das seis soluções curtentes de membros de coelhos são eficientes e qual é a mais econômica?

Autore(s): Yuri De Gennaro Jaruche, Lais Trindade de Castro Ornelas, Ariane Mariner de Caldas Rosa, Raphael Nogueira Bahiense, Carlos Renato Viegas, Daniel Emygdio de Faria Filho
Resumo

Objetivaram-se com este trabalho identificar as soluções curtentes de membros mais eficazes e a mais econômica. O experimento foi realizado no galpão de frangos de corte do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Utilizaram-se seis tratamentos: I) formol puro; II) formol puro com 25g de sal; III) 60% de formol e 40% de água; IV) 60% de formol, 40% de água com 25g de sal; V) água hipersaturada de sal e VI) solução caseira de peles. Coletaram-se 24 orelhas, 48patas e 12 caudas, todos frescos após o abate de 12 coelhos mestiços em crescimento. Os membros foram lavados, secados e alocados em recipientes idênticos de plásticos de 50ml. Cada recipiente continha uma orelha, uma pata dianteira, uma pata traseira e uma ou nenhuma cauda. Cada solução foi despejada em quatro deles. Depois de fechados, durante uma semana, todos foram agitados manualmente por dez vezes durante duas vezes ao dia. Depois dos membros secos à sombra em temperatura ambiente, vedou-os em sacolas por seis meses. Após esse período observaram-se o estado de conservação dos membros. III curtiu pouco enquanto V e VI nada. Conclui-se que as soluções mais eficazes foram I, II e IV, sendo a última mais econômica.

 

Revista / Jornal: Revista Brasileira de Cunicultura, Volume 05, n. 1, 2014
Data de publicação: Quinta, 24 Abril 2014
Disponível em: http://www.rbc.acbc.org.br/images/Relato_de_Caso_-_solu%C3%A7%C3%B5es_curtentes.pdf
Palavras-chave: Amuletos, Cunicultura, Subprodutos, Renda complementar
Publicado em: Volume 05, n. 1, 2014